Representatividade

Defesa de interesses

Ações junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, principalmente nas áreas tributária, trabalhista, de infraestrutura e logística, como a redução de impostos que oneram ainda mais a atividade industrial fluminense e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

Confira resultados importantes para o setor:

Prevalência do acordo coletivo frente os pisos salariais;

Revogação da liminar que proibia a concessão de incentivos fiscais no estado do Rio de Janeiro e a proibição de concessão, renovação ou ampliação de incentivos fiscais por dois anos, contida na Lei 7.495/2016;

Aprovação do Programa de Regularização Tributária – permissão de pagamento à vista ou parcelado de débitos tributários federais;

Exclusão do setor de laticínios da obrigação de pagamento ao Fundo Estadual e Equilíbrio Fiscal (FEEF);

Aprovação de medidas que flexibilizam a Norma Regulamentadora 12, sobre segurança no uso de máquinas e equipamentos, beneficiando as micro e pequenas empresas de panificação;

Regulamentação mais simplificada para micro e pequenas empresas;

Revogação da Taxa Única Trimestral de Serviços Tributários da Receita Estadual, que incidia sobre todas as empresas contribuintes de ICMS;

Minimização dos impactos do Bloco K do Sped Fiscal e do e-Social, com a prorrogação de prazos de vigência e abrangência das obrigações;

Simplificação do processo de licenciamento ambiental para empreendimentos de baixo risco;

Ampliação da legislação de pune e coíbe o roubo de cargas, com atuação no processo legislativo da Lei nº 7.586/17, que proíbe a comercialização de aparelhos usados para inibir sinais de rastreadores.

Competitividade

Programa Benefícios Estendidos

Condições especiais para a compra de produtos e para a contratação de serviços de empresas parceiras do Sistema FIRJAN, como veículos para renovação de frota e software emissor de nota fiscal eletrônica.

Encontros de negócios

Ótimas oportunidades para conhecer fornecedores e compradores, gerando novos negócios, networking e parcerias.

Eventos técnicos

Palestras, workshops e seminários com informações setoriais relevantes para as empresas.

Participação em caravanas empresariais

Caravanas para as principais feiras do setor no Brasil, como a Fipan e a Fispal Food Service, possibilitam a troca de experiências, a identificação de fornecedores e o conhecimento de inovações.

Informações Internacionais

Informações obtidas a partir de pesquisas realizadas no exterior. Fique por dentro de tendências de mercado, modelos de negócios, inovações e equipamentos.

Capacitação profissional

Cursos do SENAI em diversas modalidades: iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos. O Sindpães disponibiliza vagas gratuitas em cursos para o setor de panificação e confeitaria.

Educação executiva

Destinados aos empresários, executivos e líderes, os cursos do Programa de Educação Executiva do IEL apresentam os modelos de gestão praticados por empresas de referência, de forma objetiva e moderna. São cursos de curta e média duração, onde associados têm desconto no valor da inscrição.

Suporte e informação para linhas de crédito e programas de financiamento

Apoio e orientação qualificada para captação de recursos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos junto a instituições de fomento. Além desta assessoria, o Sistema FIRJAN possui um posto de informações do BNDES. O serviço é gratuito e presta informações e orientações sobre as políticas e formas de atuação do órgão.

Atestado de não similaridade

Desconto e agilidade na emissão do documento exigido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro para geração de benefícios fiscais relacionados ao ICMS sobre a operação de importação ou aquisição interestadual.

Assessoria jurídica

Consultoria nas áreas Cível, Trabalhista, Tributária, Empresarial, Legislativa, Ambiental e de Propriedade Intelectual.

Assessoria em Meio Ambiente

Aconselhamento técnico sobre gestão, boas práticas e legislação.

Assessoria de Responsabilidade Social

Contribui com as empresas fluminenses na elaboração de métodos, processos e ferramentas de melhoria da gestão, levando em conta os fatores sociais, econômicos e ambientais. Estímulo e apoio técnico às empresas no desenvolvimento de projetos sociais próprios e na implementação de programas dessa área criados pelo Sistema FIRJAN e pelo Departamento Nacional do SESI.

Inovação

Assessoria e orientação empresarial qualificada em temas ligados à gestão do processo de inovação, como captação de recursos por meio de serviços de engenharia financeira, gestão da propriedade intelectual. As empresas também contam com o Laboratório Aberto SENAI, com equipamentos de ponta e novas tecnologias.

Demanda legal

Institutos de tecnologia, infraestrutura de ponta e corpo técnico altamente qualificado para sua empresa ficar em dia com as exigências da legislação nas áreas de bioprocessos, educação profissional (eletricidade, logística e segurança do trabalho), meio ambiente e responsabilidade social.

Produtividade

Empresa Mais Produtiva

NR-12 – Diagnóstico e plano de adequação

Assessoria para proporcionar mais segurança aos operadores de máquinas e equipamentos, por meio da utilização de dispositivos de proteção que impedem o trabalhador de ter acesso a perigos que possam existir nas máquinas com as quais trabalham. As informações coletadas são o ponto de partida para a elaboração do plano, que identifica, analisa e prioriza os riscos de cada máquina, possibilitando um cronograma de ações com etapas, tarefas, responsáveis e prazos.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Programa que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte das empresas, de ações que promovam e preservem a saúde do conjunto de seus trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio das fases de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais de risco existentes no ambiente de trabalho.

Qualidade de Vida

Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Programas do SESI voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

Atendimento médico

Condições especiais para atendimento no SESI de trabalhadores das empresas associadas: consultas, exames e programas integrados nas áreas de medicina, odontologia e esporte. Além de check-ups para executivos.

Campanhas de vacinação

Condições especiais para a aquisição de vacinas para imunização de funcionários contra doenças que podem reduzir a produtividade das empresas associadas.

Lazer

O SESI possui uma estrutura de esporte e lazer completa e diversificada para os trabalhadores e suas famílias, da qual os associados do Sindpães usufruem com tarifas diferenciadas.

Clique aqui para se associar