Notícias

Incentivos: governo adia início da nova regra sobre nota fiscal eletrônica

O governo do estado do Rio de Janeiro atendeu ao pleito da Firjan de adiar a vigência das novas regras de preenchimento de Documento Fiscal e de Escrituração relativo à desoneração do ICMS. Com início em 01/04, a nova data definida passou para 01/07, por meio do Decreto nº 46.655/19 e da Resolução nº 31/19.

Em março, a federação havia apresentado carta ao secretário de Estado de Fazenda do Rio, pontuando a necessidade da postergação. “Com a prorrogação, os contribuintes que não conseguiram atender ao prazo antigo ficam desonerados de qualquer penalidade. Porém, é impreterível obedecer à nova data”, ressalta Priscila Sakalem, coordenadora da Divisão Jurídica Tributária e Fiscal da Firjan.

A exigência, imposta pelo Decreto 46.536/18 e pela Resolução Sefaz nº 13/2019, afeta as empresas que usufruem de incentivos fiscais no estado do Rio e são obrigadas a emitir o documento fiscal eletrônico (NF-e) e a utilizar a escrituração fiscal eletrônica (EFD). Para atender a norma, os empresários precisarão adequar os sistemas corporativos para gerar e calcular os novos campos exigidos nos documentos fiscais.

Saiba mais sobre a nova regra de nota fiscal eletrônica.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estaduais e federais que buscam garantem melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e atrasos ainda mais uma atividade industrial fluminense e simplificação de mercado que impactam uma competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer como empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.